Case Study

Braip elimina fraudes e fortalece a confiança no marketplace com a SHIELD

Settings
Industry
Solução de pagamento para produtos, serviços e tecnologia
Public
Region
LATAM
Download
Download PDF

Esse estudo de caso está disponível em Inglês.

Fundada em 2018, a Braip é uma plataforma brasileira de CRO que conecta produtores, afiliados e consumidores na venda de produtos digitais, como cursos online, e-books, e também produtos físicos. Com um portfólio diversificado de milhares de produtos disponíveis para comercialização, a Braip se destaca por oferecer um ambiente seguro, inovador e eficiente para quem deseja crescer no mercado digital.

Principais resultados

  • 99,9% de precisão na detecção e prevenção de fraudes em pagamentos 
  • Redução em revisões manuais, otimizando custos operacionais 
  • Mais confiança e crescimento sustentável para os criadores

Braip: Empoderando Produtores com um Marketplace Seguro e Sustentável

A Braip conecta produtores aos compradores ideais e a uma rede de afiliados, permitindo que escalem seus negócios e alcancem a independência financeira.

Sua missão é construir um ecossistema sustentável e seguro, garantindo crescimento a longo prazo para os produtores. No entanto, enfrentam a ameaça constante de fraudadores explorando a plataforma através de transações fraudulentas, prejudicando a confiança no marketplace.

Para garantir um ambiente seguro e livre de fraudes, a Braip precisava de uma solução eficaz capaz de identificar e eliminar fraudes na raiz.

A melhor prevenção contra fraudes é aquela que acontece de forma imperceptível. Com a SHIELD, aliviamos a carga da nossa equipe, permitindo que foquem nos casos de alto risco em vez de desperdiçar tempo com revisões manuais de todas as transações feitas na plataforma. Agora, conseguimos recuperar receita que antes seria perdida para fraude de pagamentos, de maneira muito mais eficiente e escalável.
Matheus Carmo
CTO, Braip
A melhor prevenção contra fraudes é aquela que acontece de forma imperceptível. Com a SHIELD, aliviamos a carga da nossa equipe, permitindo que foquem nos casos de alto risco em vez de desperdiçar tempo com revisões manuais de todas as transações feitas na plataforma. Agora, conseguimos recuperar receita que antes seria perdida para fraude de pagamentos, de maneira muito mais eficiente e escalável.
Matheus Carmo
CTO, Braip

O Desafio: Fraude de Pagamentos como a Principal Ameaça 

A fraude de pagamentos é um desafio crescente para plataformas como a Braip, que facilitam a venda de produtos físicos e digitais. Fraudadores exploram a plataforma utilizando:

  • contas falsas 
  • dados de cartões de crédito roubados para realizar compras não autorizadas ou fraudulentas
  • ferramentas maliciosas, como anti-fingerprinting, para mascarar suas atividades e burlar os sistemas de detecção. 

Fraudadores utilizam um único dispositivo para fazer centenas de compras em um curto período de tempo, frequentemente com a ajuda de bots. Esses bots aceleram o processo de checkout e aproveitam vulnerabilidades no sistema, como contornar verificações de segurança de pagamento ou usar dados de pagamento roubados. Isso lhes permite completar transações fraudulentas antes que sejam detectadas.

Se não forem identificadas e eliminadas, as fraudes em pagamentos podem resultar em:

  • Perdas financeiras: Chargebacks, penalidades dos processadores de pagamento e receita perdida tanto para a Braip quanto para seus usuários;
  • Aumento nos custos operacionais: Revisões manuais caras e demoradas;
  • Dano reputacional: Confiança corroída, resultando em menor retenção de usuários e redução da credibilidade do marketplace.

Reconhecendo a necessidade crítica de enfrentar esses desafios, a Braip recorreu ao Device Intelligence da SHIELD para proteger sua plataforma.

A solução: Combater a fraude de pagamentos na raiz

Com a plataforma de inteligência de fraude focada na identificação de dispositivos da SHIELD, a Braip ganhou visibilidade em tempo real sobre comportamentos fraudulentos, permitindo que a equipe prevenisse transações falsas antes que ocorressem.

O Device ID da SHIELD possui uma precisão superior a 99,9%, permitindo que a equipe da Braip sinalize dispositivos suspeitos antes mesmo de uma transação ser realizada. A tecnologia identifica de forma única cada dispositivo físico que realiza uma transação, detectando sinais de alerta, como um mesmo dispositivo efetuando um número alto de compras em um curto período—um indicativo claro de fraude.

A equipe da Braip também foi capaz de ajustar mais de 20 limites de risco personalizáveis para atender às prioridades de negócios, bloqueando automaticamente dispositivos com ferramentas de anti-fingerprinting e bots.

Ao detectar a fraude imediatamente, o Device Intelligence da SHIELD impede que transações de alto risco sejam processadas, reduzindo o número de transações que exigem revisão manual. Isso também permite que a equipe da Braip concentre recursos apenas nas transações de alto risco, eliminando a necessidade de validar manualmente transações de baixo risco.

“A melhor prevenção contra fraudes é aquela que acontece de forma imperceptível. Com a SHIELD, aliviamos a carga da nossa equipe, permitindo que foquem nos casos de alto risco em vez de desperdiçar tempo com revisões manuais de todas as transações feitas na plataforma. Agora, conseguimos recuperar receita que antes seria perdida para fraude de pagamentos, de maneira muito mais eficiente e escalável”, completou Matheus Carmo, CTO da Braip.